segunda-feira, 23 de maio de 2011

A caminho dos 15 anos


Criança ajuda e evangeliza criança este é o lema da Infância Adolescência Missionária (IAM) , e foi a partir desse desejo de uma criança em ajudar outras crianças que Dom Carlos Forbim tomou iniciativa e criou a Obra da Santa Infância, há 168 anos na França e que vem tomando conta do mundo inteiro e se expandindo, conquistando resultados positivos.


A IAM realmente estava no caminho certo, estava dando importância ao que motivou essa criação, estava realmente com aquele olhar amplo para com as crianças e adolescentes do mundo inteiro, que necessitavam de ajuda, tanto espiritual como material, onde se tornou um obra pontifícia, reconhecidas mundialmente por toda a Igreja e ligadas diretamente ao Santo Padre. 

Em abril de 1996 essa obra chegou a um município bem pequeno no interior do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, que em tupi guarani significa “Ilha grande”, que acolheu essa semente com todo carinho, amor e dedicação para que ela crescesse e gerasse bons frutos.
Primeiro grupo de IAM de Ipanguaçu, 1996.
As crianças logo se tornaram efetivamente protagonistas, tinham aquele interesse em nunca deixar apagar a chama do amor, mesmo pequenos serviam ao reino de Deus com alegria, levando sua palavra a tantos que ainda não a conhecia. Cada pequenino tinha dentro de si o ardor missionário que os impulsionava a cada dia a sempre ajudar, a sempre oferecer o melhor para aquelas crianças que na vida nada tinham.  Com esse intenso trabalho de evangelização, a IAM de Ipanguaçu foi sendo reconhecida e se tornando como exemplo para a região, para o nosso estado.

A Infância em Ipanguaçu está literalmente em casa, todos ipanguaçuensses se tornaram adeptos dessa obra, todos queriam ajudar. Os anos foram passando, o trabalho sempre se intensificando, as dificuldades começaram a aparecer, mais com fé e com o ardor missionário nada conseguia nos atingir. Não tem nada mais gratificante, do que você ver nos olhos de tantas crianças inocentes; sonhos, o desejo de ser alguém na vida, de ser um cidadão de bem, de ser acima de tudo um grande servo do Senhor.

O tempo passou rapidamente, logo floresceu e hoje está a caminho da sua maturidade, irá completar 15 anos, mais de uma década em território potiguar.

Quantos missionários amadureceram no decorrer desta obra? Seria incalculável, pois mais de 60% da população da pequena cidade já participou desta linda obra missionária.


É possível olhar para trás e ver várias pessoas que começaram pequenos na IAM e hoje estão formados, trabalhando, em ótimas condições de vida, morando fora, mas voltam a Ipanguaçu e tendo orgulho de dizer: “Eu sou um dos frutos da IAM de Ipanguaçu, foi aqui que eu cresci, foi aqui que eu me tornei quem sou hoje”. 

E por este motivo que a Infância Missionária de Ipanguaçu não pára, por ver milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos vivendo ainda melhor com os trabalhos que são desenvolvidos por essa obra pontifícia que evangeliza todas as gerações. 

Alêssa Thaynara
Coordenadora da IAM e estudante do 2º ano do Ens. Médio.

Nenhum comentário: