quinta-feira, 24 de março de 2011

O JOVEM E O VELHO

Um jovem estava no centro de uma cidade,
na praça principal, proclamando ter o coração
mais belo da região. Uma multidão o cercou
e todos admiravam o seu coração. Não havia
marcas ou qualquer outro defeito. Todos
concordavam que aquele era o coração mais
belo que já tinham visto.
O jovem ficou muito orgulhoso por seu belo
coração, mas de repente surge do meio da
multidão um velho que diz:
- O coração do jovem não é tão bonito quanto o meu!
Todos ali olharam para velho o qual tinha um
coração que batia com muito vigor mas com muitas cicatrizes.
Pedaços haviam sido tirados e outros colocados
no lugar, mas não se encaixavam direito causando
muitas irregularidades. Faltava pedaços em diversos
pontos do coração do velho.
O jovem olhou para o velho e disse com ironia:
- O senhor deve estar brincando, compare nossos corações,
o meu está perfeito, intacto e o do senhor é uma mistura
de cicatrizes e buracos!
- Sim, disse o velho, o seu coração parece perfeito
mas eu não o trocaria pelo meu.
Cada cicatriz que você vê no meu coração representa uma
pessoa para a qual eu dei o meu amor.
Tirei um pedaço do meu coração e o doei para
cada uma dessas pessoas. Muitas delas retribuíram-me
também com um pedaço do próprio coração,
para que eu o colocasse no meu, mas como os
pedaços não eram exatamente iguais, há irregularidades.
No entanto eu as estimo, elas me fazem lembrar
do amor que compartilhamos.
Algumas vezes, dei pedaços do meu coração a quem
não me retribuiu, por isso, há buracos, e eles doem.
Ficam abertos, lembrando-me do amor que senti por essas pessoas...
E então, jovem? Agora você entende qual é
a verdadeira beleza de um coração?
O jovem ficou calado e lágrimas escorriam pelo seu rosto.
Ele aproximou-se do velho, tirou um pedaço de seu perfeito
e jovem coração e o ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto
também com um pedaço do seu coração.
O jovem olhou para o seu coração,
não mais “perfeito” como antes, porém mais belo.
Os dois se abraçaram e saíram caminhando lado a lado.

Moral da história:
Como deve ser triste passar a vida com o coração intacto!

Nenhum comentário: