quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Enquanto os homens excercem seus podres poderes..."

A canção de Caetano Veloso foi a trilha sonora que insistiu em tocar silenciosamente nos meus ouvidos ao realizar Visitas Missionárias na zona rural de nossa Paróquia de N. Sra. de Lourdes. Em pleno terceiro milênio o grupo de aproximadamente 12 crianças e adolescentes se deparou com nossos irmãos ainda em condições de vida aquém do que gostaríamos para o povo de Deus. Realidade ainda muito presente no mundo inteiro.

Desafiados pelas condições indignas de moradia, numa sociedade que banalizou os absurdos, ainda necessitamos ser LUZ do mundo e SAL da terra. O missionário é aquele que faz o povo sentir saudade de Deus num mundo que prefere esquecê-lo.








A Infância e Adolescência Missionária está presente em Ipanguaçu há 14 anos, tendo origem há 167 anos na França, com o objetivo de salvar e batizar as crianças. Engraçado que, apesar de toda evolução humana, as duas metas ainda são alarmantemente necessárias e urgentes depois de 176 anos da idealização desta Obra por Dom Carlos Forbim Janson.

Confesso que ainda não conseguimos sedimentar o Cofrinho Missionário, é bem verdade. Contudo é desafiador falar em moedinhas para crianças que mal as veem. Enquanto isso a cooperação espiritual vai nos educando para a disposição de contribuir com as crianças além-fronteiras, desejo nosso e necessidade da missão.




Gestos e atitudes simples nos chocam, como mal saber rezar nos tempos em que a maior doença que assola a humanidade, creio eu, doença da alma, a depressão, refletindo na ausência de desenvolvimento espiritual. Ver as crianças muito felizes por receber três balinhas como se estivessem num banquete também nos deixa reflexivos.

Outra imagem para ser lembrada é a reunião com as crianças realizadas em baixo das árvores, sentadas no chão de terra ou na capela sem telhado, sem cadeira, no sol, cada um sentado em um tijolo. É a imagem da igreja que sofre, mas que é a preferida de Jesus, e deve ter nossa opção preferencial.

Tudo isso seja motivo de renovação de nosso ardor missionário... Foram 05 comunidades visitadas e ainda faltam muitas outras que serão também desafiantes...





"De todas as crianças do mundo, sempre amigos!"


Rafael Cosme Tavares

(Coord. IAM - Ipanguaçu, pós graduado em Leitura e Literatura e acadêmico de Direito)

Um comentário:

O trem da vida disse...

Que texto perfeiito e realista, Parabéns Rafael ! Vamos continuar com nosso trabalho!