

Para o Diretor das POM, Pe. Daniel Lagni, que promoveu e coordenou as discussões, a Campanha deve ir além da coleta. “É questão de criarmos uma consciência, uma dinâmica missionária em nós, na Igreja em todo o Brasil, numa ótica além-fronteiras, “ad gentes”. Para isso contamos com os meios de comunicação e a colaboração de todos os organismos”, destacou Pe. Daniel, ressaltando que a divulgação será feita entre todas as lideranças e pastorais, nas mais de 300 dioceses do Brasil.
Anualmente, para animar o Mês das Missões, as Pontifícias Obras Missionárias elaboram e enviam subsídios a todas as dioceses, como a Mensagem do Papa, santinhos com a Oração Missionária, folhetos informativos, textos e reflexões para as celebrações. Um dos desafios é garantir a distribuição do material que, por vezes, fica empilhado nas dioceses e paróquias.
Para 2010, além desses subsídios, está sendo produzido um DVD, em colaboração com a Verbo Filmes. Segundo os coordenadores, a produção apresentará nove temas ligados à Campanha Missionária que, neste ano, aprofundará sobre Missão e Partilha, em sintonia com a Campanha da Fraternidade. Missão nas grandes cidades e nas periferias, Missão juntos aos povos famintos, Missão e religiosidade popular, Missão e partilha da terra, Missão e meio ambiente, Missão e partilha de bens e de pessoas, serão alguns dos temas abordados no DVD.
Outras iniciativas planejadas são a produção de spots para rádios e web sites, publicação de artigos, entrevistas e testemunhos de missionários. Todo o material de divulgação estará disponível no site das POM (www.pom.org.br).
A Campanha Missionária destaca também os desafios para a Missão na Amazônia. Aprovada pela CNBB, a primeira Semana Missionária para a Amazônia foi realizada em 2009, na última semana de outubro. Este ano ocorre a segunda edição da Semana, inserida no Mês das Missões. “O objetivo é fazer que todo o Brasil tome consciência sobre a situação da Amazônia, em todos os sentidos, inclusive sobre a Missão e a necessidade de enviar missionários para a Região”, explicou Ir. Maria Irene, da Comissão para a Amazônia da CNBB. “Dessa forma, o trabalho com as POM ganha força, e se torna mais visível”, sublinhou.
A liturgia é um espaço privilegiado para celebrar, rezar e colocar as comunidades em sintonia com a Missão além-fronteiras. Presente na reunião, Pe. Marcelo Conceição Araújo, do folheto litúrgico Deus Conosco, Editora Santuário, abriu espaço para publicar, semanalmente, artigos e inserir as preces nos roteiros das celebrações ao longo do mês de outubro. Esforços serão feitos para incluir o mesmo material em todos os demais folhetos litúrgicos editados no Brasil.
De acordo com Pe. José Altevir da Silva, Assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, “a divulgação da Campanha Missionária por meio dos Conselhos Missionários e organismos visa tocar os corações das pessoas para que se descubram verdadeiros missionários”. Pe. Altevir recordou que a Conferência de Aparecida trouxe novos ânimos para a Missão no Continente. “Nunca se falou tanto da Missão, como após lançamento da Missão Continental. Os cristãos estão procurando saber mais, e os Planos Pastorais refletem essa sensibilidade” avaliou.
A Coleta feita no Brasil no Dia Mundial das Missões é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária para financiar projetos de evangelização em diversas frentes. Os interessados em colaborar na divulgação poderão solicitar entrevistas e subsídios.
FONTE: POM
Nenhum comentário:
Postar um comentário