segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caminhada marca a abertura da festa de Santa Terezinha


A Infância Adolescência e Juventude Missionária (IAJM) de Ipanguaçu realizou ontem a abertura oficial da Festa de Santa Teresinha e mais um crianças em missão. A abertura da festa aconteceu com ás 5hs da manhã com a caminhada de abertura que saiu da Capela N. Sra. da Saúde em Olho D'água, onde logo em seguida aconteceu o ofício da Imaculada Conceição e o café da Manhã Comunitário na sede da IAJM.

Rafael Cosme, coordenador da IAJM na cidade e no Estado do RN disse que a expectativa é de que a festa possa ser umas das melhores, “O terço das rosas teve início na semana passada e já esta reunindo um bom publico de fieis, nos festejos durante a noite esperamos reunir muitos fieis da cidade e de outros municípios do Vale que vem prestigiar a festa” fala o coordenador.

Rafael disse que a Festa de Santa Teresinha busca também adquirir recursos para a construção de uma imagem de Santa Teresinha que será erguida em praça publica “A imagem marcará os 15 anos da Infância Missionária de nossa cidade onde será inaugurada em dezembro, se tudo ocorrer como o previsto. Conquistamos muitas coisas nesses 15 anos e pretendemos alcançar mais esse objetivo que marcará a fé do nosso povo” ressalta.



terça-feira, 20 de setembro de 2011

POM lançam Campanha Missionária nesta quarta-feira




As Pontifícias Obras Missionárias (POM) convidam a imprensa a participar, na próxima quarta-feira, 21, em sua sede nacional em Brasília, da coletiva de imprensa por ocasião do lançamento da Campanha Missionária de 2011. A Campanha Missionária (CM) é promovida pelas POM e se destina a chamar a atenção dos cristãos sobre o seu compromisso missionário. No Brasil, a temática da CM costuma seguir a da Campanha da Fraternidade, dando-lhe um enfoque universal. Como a CF-2011 abordou o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, a CM vai trabalhar o tema “Missão na Ecologia”, com o lema “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo (Eclo 18, 22b)”.
A Campanha Missionária acontece todos os anos no mês de outubro, e seu ponto alto é o Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês. Para ajudar na reflexão do tema, as Pontifícias Obras Missionárias produzem e enviam a todas as dioceses subsídios como DVD, cartazes, folhetos dominicais e novenas missionárias com a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões. As dioceses, paróquias e comunidades participam da Campanha intensamente no mês missionário.

O dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil é revertido a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais, assistência aos missionários em todo o mundo. É realizada no Brasil em nível nacional desde 1972.

Serviço: Coletiva de Imprensa sobre a Campanha Missionária 2011
Presenças: Dom Sérgio Braschi – Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e bispo de Ponta Grossa (PR); Padre Camilo Pauletti – Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Padre José Altevir da Silva, assessor nacional da Comissão para a Ação Missionária da CNBB.
Data: Quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Horário: 14h00min
Local: Sede das POM – Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) – Quadra 905 – Conjunto B – Brasília-DF.
Contatos: Assessoria de Imprensa: Fúlvio Costa. Fone (61)3340-4494 ou celular 8139-6141.
FONTE: POM

HISTÓRIA DE SANTA TERESINHA‏


  
"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".

Francesinha, que nasceu em Aleçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual. 

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra. 

Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS 15 ANOS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA DE IPANGUAÇU


“Sonhar, mas um sonho impossível. Lutar, quando é fácil ceder…”
Em 1996 iniciávamos em Ipanguaçu/RN os primeiros encontros da Infância Missionária, depois do primeiro contato através de uma reunião em Natal. Incentivados pelas Irmãs Ursulinas e pelo Pe. Orcenival, a missão se espalhou nesta ilha grande e tornou-se fecunda. Registramos o carinho e atenção do arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, além da Coordenação Arquidiocesana da IAM.
Nessa história de 15 anos temos muito o que contar, muitas gerações já passaram por nossas reuniões, muitas crianças já cantaram o hino “Vida abundante”, muitos ELMIs – Encontros de Líderes Missionários já foram realizados, incontáveis reuniões, procissões, visitas e caminhadas. Para manter a Obra já vendemos desinfetante caseiro porta a porta, roupas usadas em bazar, noites inteiras vendendo comidas em barracas ou cozinhando para o almoço do dia seguinte.
Nesse tempo que o Bom Deus já nos concedeu muita gente boa já se colocou à disposição para ajudar, para trabalhar com afinco. Tivemos o GAM – Grupo de Animação Missionária, que depois cresceu e se tonou o Grupo de Oração Santa Teresinha, trouxemos o Movimento Apostólico da Mãe Peregrina para o Município, a Juventude Missonária e agora a Cáritas Paroquial. Como não lembrar da Infância Misisonária nas Escolas, chegando a ter o símbolo da IAM na farda dos alunos.
A Sede é uma conquista e cada melhoria foi uma batalha vencida com sacrifício e oração. É motivo de orgulho a nossa Biblioteca Infanto Juvenil, aberta diariamente. As Romarias e Passeios serão sempre lembrados, assim como todos os muitos momentos registrados em fotografias e filmagens que temos desde 1996. As Festas de Santa Teresinha, antes pouco conhecida e hoje tão amada em nossa cidade, já faz parte do calendário religioso, bem como o Desfile Missionário e o famoso bolo gigante, que celebra anualmente a vitalidade dessa Obra Pontifícia.
Na zona rural a IAM sempre ocupou seu lugar, seja nas reuniões que aconteciam na Picada, embaixo de uma árvore e sentando as crianças em um tronco porque não existia local ou ao céu aberto e sentados em tijolos em Angélica. Contudo, nas dificuldades ganhamos força: construímos a Igreja povo e a Capela em Capivara, Cuó, Picada, reconstruímos a Capela de Luzeiro, estamos na luta pela construção das Capelas em Canto Claro, Angélica, Bairro Maria Romana, Língua de Vaca e agora Olho D’água.
Todas essas lembranças ficarão registradas na imagem de Santa Teresinha que será erigida em praça pública através da doação de seus devotos. Mais do que justo!
Que venham mais 15 anos, com a graça de Deus e a intercessão da Virgem de Lourdes e dos padroeiros das Missões, Santa Teresinha e São Francisco Xavier!

Rafael Cosme Tavares
Coordenador Estadual da IAM no RN

Festa de Santa Terezinha 2011

Programação
20 a 30/09 – Peregrinação nas Escolas
22 a 30/09 – Salva e Novena das Rosas – 12:00

25/09 – Domingo - Caminhada de Abertura
5h - Saída: Capela N. Sra. da Saúde – Olho D'água
Ofício da Imaculada Conceição
Café da Manhã Comunitário

28/09 – Quarta - Noite das famílias e Movimento da Mãe Peregrina
19h – Caminhada – Saída: E.E.M.M.M.
Missa e Envio de novas imagens
Celebrante: Pe. Antônio do Vale – Afonso Bezerra

Teresinha: Maria Júlia
Francisco Xavier:  Francisco Euzébio

Convidados: Terço dos Homens (Ipanguaçu e Pataxó), Grupos de Oração N. Sra. das Dores, N. Sra. da Conceição, São Sebastião, Irmandade Santo Antônio e todos os Grupos da Mãe Peregrina.
- Quermesse

29/09 – Quinta - Noite da Juventude Missionária, Biblioteca Infanto Juvenil e Cáritas Paroquial.
19:30 – Missa
Celebrante: Pe. Alcimário Pereira - Natal

Teresinha: Maria Rita
Francisco Xavier: Lucas Gabriel

Convidados: Grupos de Jovens (Canto Grande, Arapuá, Pau de Jucá, Picada, Pedrinhas, Cuó, Luzeiro, Bairro Manoel Bonifácio), Coroinhas, Pastorais e Movimentos da Paróquia, Apostolado Exército de Santo Expedito, Legião de Maria de Picada.
- Quermesse

30/09 – Sexta - Noite da Consagração da Infância e Adolescência Missionária
8h – Procissão das Escolas
19:30 – Missa
Celebrante: Pe. Ivanilson Alexandrino – João Câmara

Teresinha: Maria Eduarda
Francisco Xavier: Lucas Mateus

Convidados: Legião de Maria de Arapuá, Irmandade de Santa Clara, Apostolado da Divina Misericórdia,  Grupo de Oração Sagrada Família, Coração de Maria e Coração de Jesus.
- Quermesse

01/10 – Sábado - DIA DE SANTA TERESINHA
12h – Tributo à Santa Teresinha
19h – Procissão dos Devotos
19:30 – Missa Solene
-         Consagração do Grupo de Oração Santa Teresinha
Celebrante: Pe. César Bessa

Teresinha: Sthefane Alcântara
Francisco Xavier: João Orlando

Convidados: Apostolado da Oração, Terço dos Homens de Capivara, Grupos de Oração Santa Ângela, Santa Luzia, São Francisco Xavier e Santa Rita de Cássia.

Chá das Rosas e Jantar de Santa Teresinha.
Comece a Novena das Rosas, NESTE DIA 22 DE SETEMBRO, AO MEIO DIA, NA IGREJA MATRIZ OU ACOMPANHE PELA FM SACRAMENTO e alcance graças especiais nesses dias que se seguem. 

É bem simples...

Reza-se durante os nove dias a seguinte oração abaixo:

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Teresa do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente vos peço (pedir a graça...), se for conforme a vossa santíssima vontade e para salvação de minha alma.

Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida. 
Glória ao Pai... (24 vezes) 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 
Ave-Maria... Pai Nosso... 


E muita coisa já aconteceu...

Bote Fé: jovens testemunham Jesus Cristo em SP


O Bote Fé reuniu mais de 100 mil pessoas neste domingo (18) para comemorar a chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil. Mais que apenas festejar, o encontro dos fieis foi uma forma de manifestação de fé, louvor, agradecimento e, sobretudo, de incentivo a juventude, que em um mundo cheio de incertezas precisa se posicionar com coragem para conseguir viver na verdade de Cristo.

O evento que aconteceu das 9 ás 21h horas, no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, contou com a presença de bispos, arcebispos, padres, representantes de paróquias, comunidades, grupos de jovens e famílias de diferentes lugares do país, além de 1100 voluntários de apoio e e centenas de ministros extraordinários da comunhão.

Na abertura o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, falou com entusiasmo sobre a jornada. “A Igreja tem fé na juventude, que possui um coração generoso e o desejo de construir um mundo melhor para si e para as próximas gerações”.

Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude da Arquidiocese, disse em depoimento que “a grande expectativa era de ter um bom início, com grande resposta de interesse e isso já se confirmou com a participação em Madri e agora aqui”. “É tempo de evangelização, de encontrar motivos de alegria e esperança para um mundo novo. O jovem é uma prioridade, a igreja acredita no presente e no futuro. O jovem é a igreja hoje e a renovação das forças para a igreja do amanhã, além da alegria que a juventude tem e que a igreja precisa”, disse dom Tarcísio.

A jovem Thalita Montesanto, de 18 anos, de Guarulhos, falou sobre sua empolgação para a JMJ no Brasil. “A expectativa para 2013 é de muita mudança, paz de espírito e de que os jovens deixem cristo se manifestar em suas vidas. Eu espero cantar muito, gritar muito e logico louvar ao senhor".

Um grupo de Santa Catarina viajou 13 horas de ônibus para participar no Bote Fé. Maristela, jovem catarinense afirma que o que os motivou foi a fé e o desejo de preparação para receberem a cruz no estado. Para ela a Cruz é sinal de Cristo Vivo, pois a busca por ela movimenta jovens do mundo inteiro, e mostra o quanto a Igreja é forte e viva.

A juventude católica da paróquia Santo Antônio de Galvão de Vargem Grande Paulista, chegou um pouco atrasada ao Bote Fé, mas foi por um bom motivo. Antes de saírem, participaram do batizado de um jovem do grupo, o qual é o único católico de sua família. A missa acabou as 12h e então juntos vieram celebrar o batizado do amigo no Bote Fé!

Dizem que os jovens católicos estão sumindo, mas podemos ver que não é verdade. Ver todos esses jovens juntos hoje foi gratificante”, afirmou Fabiana Gonçalves.


Espiritualidade e cultura
O evento contou com a tenda de confissões, capela de adoração, terço encenado, vídeos sobre a história da JMJ e sobre a jornada de Madri, missas, testemunho e muitas apresentações musicais, entre elas show de padre Fábio de Melo, Olívia Ferreira, Marcio Pacheco, Banda Dom, DJs e Cristo Dance, Banda Beatrix, Rosa de Saron, DDD, Vida Reluz, Adriana, Eugenio Jorge, Dunga, Eliana Ribeiro e Walmir Alencar.

"Nos próximos dois anos vamos experimentar o catolicismo de forma verdadeira, em um espetáculo de unidade. Hoje não se tem a possibilidade de evangelizar sem a música. A música é a grande anestesia para uma grande cirurgia. Para que a igreja, o evangelho, consiga operar dentro de cada jovem é preciso que nós músicos estejamos sempre unidos a favor da cura", disse o cantor e missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga.

  Cruz e Ícone
O ponto alto da festa foi a chegada dos símbolos da JMJ que vieram, em caminhões do corpo de bombeiros, do Liceu Sagrado Coração de Jesus, durante missa presidida por dom Odilo. Entronizados por jovens pelo corredor central do local do evento, os símbolos da JMJ emocionaram os milhares de fiéis.

A festa continuou até às 21h, quando a Cruz e o Ícone seguiram para a Catedral da Sé, onde fica até a noite desta segunda-feira (19). Depois, os símbolos partem para a região da “Cracolândia”, passando pela Favela do Moinho e, ás 22h, chega a Igreja NossaSenhora da Boa Morte, dando continuidade a peregrinação pela Arquidiocese de São Paulo. Os sinais da JMJ partem para a Diocese de Guarulhos na sexta-feira (23).


 
fonte: http://jmissionaria.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Missão nas comunidades

No último domingo, 4 de setembro, coordenadores e missionários da IAM e da JM se uniram e deram início ao chamado "Missão nas comunidades " com intuito de reanimar e ver mais de perto a realidade missonárias nas comunidades.
Coordenadores e missionários da IAM  e JM - idealizadores do projeto

Demos inicio ao projeto na comunidade de Pedrinhas. Durante toda a manhã reunimos cerca de 15 crianças missionárias da comunidade, falamos um pouco sobre o que é Infância Missionária, trabalhamos a campanha missionária , fizemos dinâmicas e etc.



A iniciativa foi aprovada, para nos coordenadores é um estímulo a mais, o sorriso daquelas crianças nos faz persistir , ao sair eles disseram : " vocês vem o próximo domingo ? ". É gratificante!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

3 anos de existência servindo a comunidade

Segundo Paulo Freire “Aprender a ler o mundo é apropriar-se dessa nova cultura”, partindo dessa premissa a Biblioteca Infanto Juvenil da Infância Adolescência Missionária Professora Maria Hilca de Alcântara comemora esta semana o seu aniversário de 3 anos de existência, servindo a comunidade estudantil e a todos que visitam para conhecer de perto o seu acervo que consta de 1.600 livros catalogados e disponíveis para quem gosta e aprecia a leitura. Queremos convidar toda a população Ipanguaçuense, em especial às escolas que fazem parte da nossa comunidade, para renovarem suas visitas, pois elas encantam a biblioteca contando às histórias que lá existem, declarando poesias, em fim, para mim é motivo de alegria quando as recebo naquela casa que oferece cultura, conhecimento e sabedoria para a vida. Sete de setembro, data mais que especial, dia da Independência do Brasil e do aniversário natalício de nossa patronesse Maria Hilca de Alcântara, escolhida por ter tido uma trajetória escolar intensa e construtiva, sendo leitora assídua, foi professora e bibliotecária sempre dando exemplo a todos que a cercam.

Convidamos a todos e a todas para visitarem a nossa querida biblioteca, criada com amor, com trabalho voluntário, com doação de livros, cadeiras, estantes, computador e tudo que lá existe. Convidamos também, a quem puder colaborar com a presença na biblioteca, doando um pouco de tempo para ajudar neste trabalho tão bonito e rico de cultura.



Grata,
Maria da Salete
Diretora da Biblioteca