domingo, 26 de setembro de 2010

Festa de Santa Teresinha 2010





Deu inicio na ultima quarta-feira (22) a novena das rosas. Durante nove dias fieis de Santa Teresinha se reúnem ao meio dia na matriz de Nossa Senhora de Lourdes para rezar pedindo o patrocínio da jovem santinha e em busca de chuva de rosas (milagres).

Todos são convidados para a novena, se não puder vim basta acompanhar pelo som da igreja.

Comece hoje mesmo a Novena das Rosas e alcance graças especiais nesses dias que se seguem. 


É bem simples...

Reza-se durante os nove dias a seguinte oração abaixo:


Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Teresa do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente vos peço (pedir a graça...), se for conforme a vossa santíssima vontade e para salvação de minha alma.



Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.


Glória ao Pai... (24 vezes) 

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 

Ave-Maria... Pai Nosso...



Nove das rosas 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Enquanto os homens excercem seus podres poderes..."

A canção de Caetano Veloso foi a trilha sonora que insistiu em tocar silenciosamente nos meus ouvidos ao realizar Visitas Missionárias na zona rural de nossa Paróquia de N. Sra. de Lourdes. Em pleno terceiro milênio o grupo de aproximadamente 12 crianças e adolescentes se deparou com nossos irmãos ainda em condições de vida aquém do que gostaríamos para o povo de Deus. Realidade ainda muito presente no mundo inteiro.

Desafiados pelas condições indignas de moradia, numa sociedade que banalizou os absurdos, ainda necessitamos ser LUZ do mundo e SAL da terra. O missionário é aquele que faz o povo sentir saudade de Deus num mundo que prefere esquecê-lo.








A Infância e Adolescência Missionária está presente em Ipanguaçu há 14 anos, tendo origem há 167 anos na França, com o objetivo de salvar e batizar as crianças. Engraçado que, apesar de toda evolução humana, as duas metas ainda são alarmantemente necessárias e urgentes depois de 176 anos da idealização desta Obra por Dom Carlos Forbim Janson.

Confesso que ainda não conseguimos sedimentar o Cofrinho Missionário, é bem verdade. Contudo é desafiador falar em moedinhas para crianças que mal as veem. Enquanto isso a cooperação espiritual vai nos educando para a disposição de contribuir com as crianças além-fronteiras, desejo nosso e necessidade da missão.




Gestos e atitudes simples nos chocam, como mal saber rezar nos tempos em que a maior doença que assola a humanidade, creio eu, doença da alma, a depressão, refletindo na ausência de desenvolvimento espiritual. Ver as crianças muito felizes por receber três balinhas como se estivessem num banquete também nos deixa reflexivos.

Outra imagem para ser lembrada é a reunião com as crianças realizadas em baixo das árvores, sentadas no chão de terra ou na capela sem telhado, sem cadeira, no sol, cada um sentado em um tijolo. É a imagem da igreja que sofre, mas que é a preferida de Jesus, e deve ter nossa opção preferencial.

Tudo isso seja motivo de renovação de nosso ardor missionário... Foram 05 comunidades visitadas e ainda faltam muitas outras que serão também desafiantes...





"De todas as crianças do mundo, sempre amigos!"


Rafael Cosme Tavares

(Coord. IAM - Ipanguaçu, pós graduado em Leitura e Literatura e acadêmico de Direito)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Juventude Missionária realiza encontro

No dia 14 de agosto a Juventude Missionária participou do encontro na comunidade de Sacramentinho, comunidade rural do municipio de Ipanguaçu. O encontro contou com a participação dos jovens do grupo onde participaram do momento de espiritualista missionária.O grupo foi até a comunidade de bicicleta.


Encontro da Infância na comunidade de Pedrinhas

O encontro aconteceu na escola da comunidade de Pedrinhas no dia 01 de agosto  onde reuniu os coordenadores e as crianças que participam ou queriam participar da Pontifícia Obra da Infância Missionária. 

A Bíblia na Vida dos Pequenos Evangelizadores

Que bom estarmos novamente juntos, amiguinhos. Espera aí, antes a nossa saudação: de todas as crianças do mundo, sempre amigos! Fico muito feliz por encontrar vocês. Acredito que estamos percorrendo um caminho muito bonito, não acham? Por isso precisamos comunicar às outras crianças a alegria de participarmos da Infância Missionária.

No mês de agosto celebramos o Mês das Vocações.  Nos nossos encontros, falávamos da vocação, do chamado que Deus nos faz para a missão de evangelizar. E para levarmos a Palavra de Deus para as outras crianças, é preciso antes conhecê-la e amá-la. O mês de setembro vai nos ajudar, pois a Igreja dedicou este mês à Bíblia. 

A BÍBLIA

Confesso para vocês que todos os dias eu leio um trecho da Bíblia. Isso é muito bom e me ajuda a saber o que Deus quer que eu faça durante o dia na escola, com meus amigos e na minha família. Outro dia, estava com a Bíblia na mão e vieram-me algumas dúvidas que me deixaram inquieto. Logo fui pedir ajuda ao Frei Carlos Mesters, um grande estudioso da Bíblia, e aproveitei para fazer uma entrevista.

Vejam o que ele me respondeu:

- Em que língua a Bíblia foi escrita Frei Carlos?
Ela foi escrita originalmente em três línguas: Hebraico, Grego e Aramaico. Mas o novo testamento foi escrito todo em língua grega. A Bíblia que nós temos, Ninho, é uma tradução daquela língua.

- Quando a Bíblia foi escrita?
 Preste atenção: ela não foi escrita de uma só vez, ela vem de longe. Os primeiros livros foram escritos mais ou menos 1250 anos antes de Jesus nascer e os últimos quase 100 anos depois de Jesus.

- Frei Carlos, onde a Bíblia foi escrita?
Ela foi escrita em diferentes lugares: Palestina, Babilônia, Egito, Ásia Menor, Grécia, Itália... Para chegar até nós, a Bíblia teve que ser transmitida, escrita por autores sagrados e, finalmente, traduzida para nós.

- Quem a escreveu?
 Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia, Ninho, mas muitas pessoas, inspiradas por Deus, é claro, deram a sua contribuição. Eram homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães... todos unidos para construir um povo mais irmão.

- Mas, por que foi escrita a Bíblia?
Ela foi escrita para manter o povo no caminho de Deus, animando-o a lutar contra tudo aquilo que vai contra o seu projeto. Já o Novo Testamento teve um motivo a mais: anunciar a presença de Jesus Cristo em nosso meio, suas palavras e milagres.

Mas não foi só isso que ele me disse não, ele me explicou como hoje ela é formada. Como sou um bom desenhista, modéstia a parte, fiz um desenho que vocês vão entender logo como a Bíblia é formada.

O VALOR DA PALAVRA

Turma, muitas vezes vocês vão ouvir outras pessoas chamarem a Bíblia de “Palavra de Deus”, “Sagrada Escritura”, “Livro Sagrado”... Não se preocupem, todos estes nomes se referem à Bíblia e todos eles querem explicar melhor o que é e o valor que tem a Palavra de Deus.

O Mês da Bíblia é muito importante para nós cristãos. Nestes trinta dias as comunidades se aproximam mais deste Livro que é a própria voz de Deus que nos fala. Muitas pessoas lembram que há tempo não a lêem mais e finalmente a tiram da gaveta para colocá-la ao lado da cama ou num lugar onde todos da família possam lê-la e meditá-la.

Nós, da Infância Missionária, temos uma responsabilidade muito séria: somos pequenos, mas grandes evangelizadores e a Palavra de Deus é a nossa principal ferramenta. Como diz o nosso amigo Dom Orlando Brandes: “A Palavra de Deus é como martelo que destrói o mal e reconstrói o bem... É como luz que orienta os caminhantes... É como o ouro e a prata, cujo preço é inestimável”.

Criança missionária sempre lê a Palavra de Deus

Vocês lembram daquele versículo da Bíblia que diz: “Nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que vêm da boca de Deus.”? Essa frase que Jesus repetiu no deserto quando estava sendo tentado, confirma que o mais importante na vida de uma pessoa, não é o dinheiro, a bicicleta, a roupa ou qualquer outra coisa, mas sim tudo aquilo que vêm de Deus.

Por isso, amiguinhos, em nossas vidas, a Palavra de Deus tem que ter um lugar especial. Ler e meditála diariamente com a ajuda do papai, da mamãe ou mesmo de um irmão mais velho, é muito importante, pois nos orientará no caminho certo, longe da violência e das drogas.

Deus, na Bíblia, nos ensina a sermos crianças de respeito, sinceras e amorosas. Ah, que tal, em nosso grupo, fazermos a experiência da “Leitura Orante da Palavra”? Para isso, podemos pedir a ajuda dos nossos assessores.


UMA CARTA DE AMOR

Quero contar-lhes um segredinho: a Bíblia conta que o nosso Deus é apaixonado por nós. Ele nos ama tanto, mais tanto mesmo, que chegou a pedir para seu Filho Jesus vir morar junto de nós. É por isso que podemos chamar a Bíblia de “Carta de Amor”.

E como é gostoso nós lermos cartas de amor, não é mesmo? Eu lembro das cartinhas que minha mamãe escreve e coloca no meio dos meus cadernos. Eu até choro de tanta alegria quando ela escreve: “Te amo de montão, meu filhão!”

Também quando lemos a Palavra de Deus sentimos muita alegria, pois Deus não se cansa de dizer que nos ama. É através desta Carta que o Papai do céu diz: “Eu amo você com amor eterno!” (cf. Jr 31,3). Um abração, meus amiguinhos!

Ninho - ninho@missaojovem.com.br

FONTE: http://www.pime.org.br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FESTA DE SANTA TEREZINHA 2010



PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
IPANGUAÇU/RN

FESTA DE SANTA TERESINHA 2010

PARÓQUIA: Lugar de Acolhida, Oração e Missão.


Programação
22 a 30/09 – Novena das Rosas – 12:00
26/09 – Caminhada de Abertura - 5h
Saída: Capela N. Sra. da Saúde – Olho D'água
Ofício de N. Senhora
Café da manhã comunitário
28/09 – Noite da Mãe Peregrina
19h – Caminhada – Saída: E.E.M.M.M.
Missa e renovação do envio
Quermesse

29/09 – Noite da Consagração da Juventude Missionária
19:30 – Missa
Quermesse

30/09 – Noite da Consagração da Infância e Adolescência Missionária
19:30 – Missa
Quermesse

01/10 – DIA DE SANTA TERESINHA
8h – Procissão das Escolas
12h – Tributo à Santa Teresinha
19h – Procissão dos Devotos
Saída: Sede da IAJM
19:30 – Concelebração Eucarística Solene
Consagração do Grupo de Oração Santa Teresinha
20:30 – Chá das Rosas

JM de Ipanguaçu participa do EJM em Natal.

Nesse domingo, 12.09, foi um dia de formação, integração e muito divertimento para os grupos de Juventude Missionária da Arquidiocese de Natal. A equipe de coordenação estadual conseguiu  reunir cinco dos sete grupos conhecidos da nossa diocese, promoveu momentos de integração e louvor com o Ministério Anjos (Novo Horizonte, Paróquia Nossa Sra. de Fátima), formação sobre as POM e a Espiritualidade Missionária através de Oficinas desenvolvidas pela própria co-ordenação e encerrou o dia com uma divertida gincana entre os grupos de Juventude Missionária.

Participaram do I Encontro de Jovens Missionários os grupos JM Nossa Senhora de Fátima (Parque das Dunas, Natal), JM Anjos (Novo Horizonte, Natal), JM JUPI (Santarém, Natal), JM Imaculada (Alecrim, Natal) e JM Ipanguaçu (Centro, Ipanguaçu).

Obrigado a todos vocês que fizeram deste encontro um SUCESSO!
"Jovens Missionários, Sempre Solidários"

Encontro com a equipe de coordenadores estaduais da JM em Ipanguaçu.

Neste dia 05.09, aconteceu um encontro da Juventude Missionária com a equipe de coordenadores da mesma no RN, Diego e Ibnny. O encontro deu-se início as 09:00 hras na Sede e terminou por volta das 15:00 hras. Participou 10 jovens apenas, mais foi um encontro proveitoso, onde com eles dividimos nossos problemas dificuldades e principalmente nossas conquistas, pois sabemos que evangelizar não é uma tarefa fácil. Buscamos focar mais o que realmente é a Juventude Missionária, nas 4 áreas integradas.


" Jovens Missionários, Sempre Solidários! "